Au pair é uma expressão francesa que significa “ao par”, ou seja, em  termos iguais, intercâmbio em igualdade de condições. Como é mais comum a  au pair do sexo feminino, nos referiremos nesta página a esta ocupação  como “a” au pair, não havendo nenhuma intenção em discriminar “os” au  pairs.
 
O termo au pair hoje refere-se a programas de intercâmbio cultural de  12 meses com remuneração, para jovens de 17 a 25 anos, de ambos os  sexos. A au pair é recebida por uma família com criança(s), recebe  estadia com pensão completa, bolsa de estudos, e tem como  responsabilidade principal atender a(s) criança(s) e auxiliar na  administração do lar.
 
Deve ser uma pessoa emocionalmente estável, física e psicologicamente  saudável, responsável, com experiência e talento para cuidar de  crianças. O programa representa para a jovem inter-cambista uma  oportunidade de assimilar a língua e a cultura ao mesmo tempo em que é  remunerada.
 
Os requisitos para ser au pair são:
 
Idade entre 18 e 25 anos (incompletos);
 
Ser solteira e não ter filhos;
 
Gostar de crianças e ter experiência comprovada com elas;
Possuir CNH (Carteira Nacional de Habilitação); 
Disponibilidade de 12 meses;
 
Ter experiência em trabalhos domésticos;
 
De preferência não fumante;
 
Bom estado de saúde;
 
Ter conhecimentos básicos da língua inglesa;
 
Ter interesse na cultura e língua inglesa.
 
Tarefas da au pair 
As tarefas diárias de uma au pair podem variar  muito, dependendo do estilo de vida de cada família, com quem a au pair  estiver morando.
 
Fazem parte das responsabilidades diárias da au pair:
 
-Leves trabalhos domésticos, como auxiliar na limpeza e arrumação da  casa ou apartamento, assim como na lavagem de roupa (ATENÇÃO! A Au pair  não é faxineira nem passadeira!);
 
-Preparar o café da manhã e refeições simples (ATENÇÃO! A Au pair não é  cozinheira!); Tomar conta das crianças pequenas, levando-as ao jardim  de infância ou escola ou acompanhá-las a algum outro evento, bem como  passear e brincar com elas;
 
-Vigiar a casa, quando os pais estiverem fora, e ajudar no cuidado com os animais domésticos.
 
Direitos e Deveres da au pair
 
Há um acordo do Conselho Europeu que regula o emprego de au pairs na  Europa, definindo os requisitos necessários de trabalho e moradia, o  curso de idioma, o seguro de saúde, assim como os direitos e deveres da  família que hospeda. Este acordo não foi ratificado pelo governo alemão,  porém é respeitado e seguido na prática. Além disso, o emprego de au  pairs na Alemanha é comum há muitos anos, portanto algumas regras  básicas foram se definindo na prática ao longo dos anos, como quanto à  duração da estada, carga horária de trabalho, horas livres, férias,  curso de idioma, acomodação e alimentação, mesada e custos de viagem,  seguro de saúde e de acidente e término do contrato.
 
Duração da estada
 
 
Normalmente as/os au pairs permanecem por 12 meses na casa de uma  família. Em alguns casos, por tempo mais curto, como, por exemplo: a au  pair de verão, por apenas 3 meses. Não é possível prolongar o visto de  um ano, ele só é concedido uma única vez.Tampouco é possível ser au pair de uma outra família, por mais um ano.
 
Carga horária de trabalho, horas livres e férias
 
As tarefas diárias no trabalho doméstico não podem exceder 5 horas  por dia. Esta carga diária só pode ser excedida, se antes combinado com a  au pair. As horas extras devem ser então devidamente compensadas.
 
A família pode cobrar da au pair que realize as suas tarefas em tempo  adequado para tal. Não conta como tempo de trabalho, a realização de  tarefas a nível privado, como arrumar o próprio quarto e fazer compras  de utensílios pessoais. A divisão da carga horária de trabalho se  orienta pelas necessidades da casa e seus moradores, porém uma certa  rotina pode ser esperada.
 
No mínimo um dia livre na semana deve ser concedido a au pair (não  obrigatoriamente no fim de semana, mas no mínimo um domingo por mês de  folga). Se a au pair permanecer um ano na casa da família, ela terá  direito a férias de 4 semanas, ou para cada mês 2 dias de férias. As  férias têm que ser combinadas com a família. Se a própria família viajar  de férias, normalmente a au pair vai junto com ela, o que não  corresponde às férias da au pair, pois ela terá alguns deveres, como  tomar conta das crianças neste período.
 
Curso de idioma
 
Todas au pairs têm direito a participar de um curso de inglês nas  suas horas vagas, assim como outros eventos culturais. A família não tem  obrigação de arcar com os custos do curso, mas em alguns casos isto  acontece. O horário de curso deve ser combinado com a família. A família  deve arcar com os custos de transporte até o curso em pelo menos 2  vezes na semana.
 
Acomodação e alimentação
 
São direitos básicos da au pair. Normalmente a au pair dispõe de um  quarto para si própria na casa ou apartamento da família. Ela participa  das refeições diárias como todos os membros da família. Mesada e custos  de viagem O objetivo principal de ser au pair é aprimorar os  conhecimentos da língua e aprofundar o conhecimento geral da cultura do país. 
 
Mesada e custo de viagem
 
Em alguns casos a au pair recebe férias remuneradas, mas em alguns casos não recebe um salário, mas sim uma ajuda de custo ou  mesada para garantir os passeios no país!