O que uma futura Au Pair deve saber!


.


Au pair é uma expressão francesa que significa “ao par”, ou seja, em termos iguais, intercâmbio em igualdade de condições. Como é mais comum a au pair do sexo feminino, nos referiremos nesta página a esta ocupação como “a” au pair, não havendo nenhuma intenção em discriminar “os” au pairs.

O termo au pair hoje refere-se a programas de intercâmbio cultural de 12 meses com remuneração, para jovens de 17 a 25 anos, de ambos os sexos. A au pair é recebida por uma família com criança(s), recebe estadia com pensão completa, bolsa de estudos, e tem como responsabilidade principal atender a(s) criança(s) e auxiliar na administração do lar.

Deve ser uma pessoa emocionalmente estável, física e psicologicamente saudável, responsável, com experiência e talento para cuidar de crianças. O programa representa para a jovem inter-cambista uma oportunidade de assimilar a língua e a cultura ao mesmo tempo em que é remunerada.

Os requisitos para ser au pair são:
Idade entre 18 e 25 anos (incompletos);
Ser solteira e não ter filhos;
Gostar de crianças e ter experiência comprovada com elas;
Possuir CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
Disponibilidade de 12 meses;
Ter experiência em trabalhos domésticos;
De preferência não fumante;
Bom estado de saúde;
Ter conhecimentos básicos da língua inglesa;
Ter interesse na cultura e língua inglesa.


Tarefas da au pair 
As tarefas diárias de uma au pair podem variar muito, dependendo do estilo de vida de cada família, com quem a au pair estiver morando.
Fazem parte das responsabilidades diárias da au pair:
-Leves trabalhos domésticos, como auxiliar na limpeza e arrumação da casa ou apartamento, assim como na lavagem de roupa (ATENÇÃO! A Au pair não é faxineira nem passadeira!);
-Preparar o café da manhã e refeições simples (ATENÇÃO! A Au pair não é cozinheira!); Tomar conta das crianças pequenas, levando-as ao jardim de infância ou escola ou acompanhá-las a algum outro evento, bem como passear e brincar com elas;
-Vigiar a casa, quando os pais estiverem fora, e ajudar no cuidado com os animais domésticos.

Direitos e Deveres da au pair
Há um acordo do Conselho Europeu que regula o emprego de au pairs na Europa, definindo os requisitos necessários de trabalho e moradia, o curso de idioma, o seguro de saúde, assim como os direitos e deveres da família que hospeda. Este acordo não foi ratificado pelo governo alemão, porém é respeitado e seguido na prática. Além disso, o emprego de au pairs na Alemanha é comum há muitos anos, portanto algumas regras básicas foram se definindo na prática ao longo dos anos, como quanto à duração da estada, carga horária de trabalho, horas livres, férias, curso de idioma, acomodação e alimentação, mesada e custos de viagem, seguro de saúde e de acidente e término do contrato.

Duração da estada
Normalmente as/os au pairs permanecem por 12 meses na casa de uma família. Em alguns casos, por tempo mais curto, como, por exemplo: a au pair de verão, por apenas 3 meses. Não é possível prolongar o visto de um ano, ele só é concedido uma única vez.Tampouco é possível ser au pair de uma outra família, por mais um ano.

Carga horária de trabalho, horas livres e férias
As tarefas diárias no trabalho doméstico não podem exceder 5 horas por dia. Esta carga diária só pode ser excedida, se antes combinado com a au pair. As horas extras devem ser então devidamente compensadas.
A família pode cobrar da au pair que realize as suas tarefas em tempo adequado para tal. Não conta como tempo de trabalho, a realização de tarefas a nível privado, como arrumar o próprio quarto e fazer compras de utensílios pessoais. A divisão da carga horária de trabalho se orienta pelas necessidades da casa e seus moradores, porém uma certa rotina pode ser esperada.
No mínimo um dia livre na semana deve ser concedido a au pair (não obrigatoriamente no fim de semana, mas no mínimo um domingo por mês de folga). Se a au pair permanecer um ano na casa da família, ela terá direito a férias de 4 semanas, ou para cada mês 2 dias de férias. As férias têm que ser combinadas com a família. Se a própria família viajar de férias, normalmente a au pair vai junto com ela, o que não corresponde às férias da au pair, pois ela terá alguns deveres, como tomar conta das crianças neste período.

Curso de idioma
Todas au pairs têm direito a participar de um curso de inglês nas suas horas vagas, assim como outros eventos culturais. A família não tem obrigação de arcar com os custos do curso, mas em alguns casos isto acontece. O horário de curso deve ser combinado com a família. A família deve arcar com os custos de transporte até o curso em pelo menos 2 vezes na semana.

Acomodação e alimentação
São direitos básicos da au pair. Normalmente a au pair dispõe de um quarto para si própria na casa ou apartamento da família. Ela participa das refeições diárias como todos os membros da família. Mesada e custos de viagem O objetivo principal de ser au pair é aprimorar os conhecimentos da língua e aprofundar o conhecimento geral da cultura do país.

Mesada e custo de viagem
Em alguns casos a au pair recebe férias remuneradas, mas em alguns casos não recebe um salário, mas sim uma ajuda de custo ou mesada para garantir os passeios no país!

Reações: 

Your Reply